sábado, maio 24, 2008

Eclipse


Não consegui na segunda-feira, mas consegui na terça. Finalmente comprei o "Eclipse", de Stephenie Meyer, e na quinta-feira acabei de o ler finalmente.
Muito bem escrito, tal como os outros, mas a tradução é que deixa um bocado a desejar, mas pronto...
De resto está espetacular. Chegamos às últimas páginas sem saber como será o fim, qual será a escolha De Bella, Jacob ou Edward.
Logo no ínicio do livro fica-se a par de estranhas mortes e desparecimentos em Seatle, isto para quem não está atento, agora para quem procura os verdadeiros sinais depressa chega à conclusão que se trata de um vampiro recém-nascido, ou melhor, ou exército de vampiros recém-nascidos. Entretanto o quarto de Bella recebe uma visita de um vampiro desconhecido que decide fazer um assalto ao seu quarto. Como os Vulturi nunca mais resolvem por um termo ao que se andam a passar em Seattle, a família Cullen decide ser ela a tratar do assunto. Tudo se complica quando se apercebem que quem anda por detrás destes acontecimentos todos é Victoria, que ainda não desistiu da sua vingança. Tudo isto leva à formação de uma estranha aliança, nunca feita antes, entre inimigos mortais, Vampiros e Lobisomens, em que no fundo a verdadeira intenção é salvar Bella. Como acaba esta batalha não digo, deixo para quem queira ler, só posso dizer um coisa em relação a isso, estive paralisada pelo suspense durante mais de meia hora. Depois de a cena da batalha ter acabado ainda demorei a relaxar o corpo de tão tenso estava.
Este livro também é um livro de histórias. Neste livro é contada uma lenda muito antiga do povo Quileute sobre a origem dos lobisomens, passando pela lenda dos "espíritos guerreiros" chegando à história da "terceira mulher". Outras histórias que também são contadas são a de Rosalie e o que a levou levar Emmett meio morto, nos seus braços, cheio de sangue, sem socumbir à tentação, até Carlisle, e porque é que votou contra a transformação de Bella; assim como a história de Jasper, como se tornou vampiro e como foram os seus primeiros anos neste estado.

Contra-capa:
"No silêncio mortífero que se gerou, todos os detalhes começaram a fazer sentido, como se tivesse sofrido um afluxo súbito de compreensão. Alguma coisa que Edward não queria que eu soubesse. Alguma coisa que Jacob não me teria ocultado. Alguma coisa que fazia com que os Cullen e os lobos andassem a vigiar a floresta, movimentando-se perigosamente perto uns dos outros.
Alguma coisa que eu estava à espera há muito tempo. Alguma coisa que sabia que ia acontecer novamente, por muito que desejasse que não acontesse.
Isto nunca vai acabar, pois não?"

"- Bella?
A voz suave de Edward surgiu por trás de mim. Virei-me para o ver subir agilmente os degraus do alpendre, com o cabelo despenteado por ter andado a correr. Puxou-me imediatamente para os seus braços, como tinha feito no parque de estacionamento e beijou-me.
Aquele beijo assustou-me. Havia nele demasiada tensão, uma intensidade forte de mais na maneira como se ele tivesse medo de que o tempo que tínhamos para estar juntos fosse limitado.

*****

À medida que a cidade de Seattle é devastada por uma série de misteriosas mortes e uma vampira maliciosa continua com os seus planos de vingança, Bella encontra-se mais uma vez rodeada pelo perigo. No meio de tudo isto vê-se forçada a escolher entre o seu amor por Edward e a amizade com Jacob - sabendo que a sua decisão tem o poder de reacender a luta intemporal entre vampiros e lobisomens. Com o fim da escola a aproximar-se velozmente, Bella tem mais uma decisão a tomar: a vida ou a morte. Mas qual é qual?"

Sem comentários: