quinta-feira, junho 05, 2008

Crazy, a história de um jovem


"Crazy, a história de um jovem", de Benjamin Lebert, conta a história de um rapaz com o mesmo nome e a mesma idade do autor (atenção, apesar disso não se trata de uma autobiografia), que sofre de hemiplegia, uma deficiência que lhe paralisa todo o seu lado esquerdo e que aos 16 anos vai parar a um internato. Lá acaba por fazer amigos com quem vai partilhar as aventuras mais "crazy".
Ao fim de algum tempo Benjamin e os seus novos colegas acabam por fugir do Castelo de Neuseelen, e vão até Munique. Pelo caminho conhecem um ex-interno, Sambraus, que os acompanha durante a viagem até ao seu destino.
Ao longo de toda a história, o grupo de amigos vai-se colocando questões sobre a vida, sobre as raparigas, sobre tudo o que os rodeia, sobre o que realmente é "crazy", às quais respondem com sabedoria, à maneira da sua idade.

Contra capa:
"O narrador e o autor têm o mesmo nome e a mesma idade, e este relato na primeira pessoa confronta-nos com a dura realidade de um adolescente aluno de colégio interno, saudoso do calor familiar, que de certo modo supre essa falta integrando-se num pequeno grupo de amigos. É o seu rito de passagem para uma idade em que se começa a questionar tudo, em que se assumem os primeiros riscos, aventuras tantas vezes inconsequentes mas que proporcionam as primeiras experiências de algo que já não é a infância - a partilha, a solidão, a diferença, a descoberta da sexualidade, a transgressão das regras... Numa linguagem simples e directa, mas não isenta de humor e inteligência, este primeiro romance de um jovem de 16 anos revela uma grande energia e um excelente domínio dos seus meios de expressão. Um livro que conheceu desde o seu lançamento, na Alemanha, uma extraordinária adesão por parte de um leque de leitores de várias camadas etárias, fenómeno que, aliás, tem vindo a repetir-se noutros países e continentes."

Resumo da editora:
"Escrito por um jovem autor de 16 anos, este livro, a grande sensação do momento na Alemanha, conta, em jeito de crónica, as aventuras de um rapaz, com o mesmo nome e idade do próprio autor, e as suas experiências num colégio interno. Benjamin, o personagem e não o autor, sofre de uma paralisia parcial no lado esquerdo do corpo, e não fica muito contente ao saber que vai deixar a sua casa e a sua família. Mas assim que conhece o seu carismático companheiro de quarto no colégio interno, Janosch, e o seu grupo de amigos, Benjamin rapidamente se adapta. Estes seis amigos partilham aventuras proibidas tais como visitas noturnas ao dormitório das raparigas ou escapadelas até Munique. Entretanto, nada se perde e tudo serve de aprendizagem, numa tentativa de conseguirem ter uma interpretação do significado da vida e saber realmente o que é mais importante: raparigas? amizade? crescer e tornarem-se adultos? ou simplesmente continuarem a viver a vida na sua própria loucura? Crazy revelou-se um êxito espantoso na Alemanha e tem ganho uma grande adesão por parte de um leque de várias camadas etárias, fenómeno que tem vindo a repetir-se noutros países."

Sem comentários: