terça-feira, janeiro 09, 2007

É só desculpas...


Foge, ha certas coisas que me tiram do sério...
Hoje vinha no Jornal de Notícias uma noticia sobre aquele aluno que teve direito a repetir o exame nacional de química, porque queria ter conseguido entrar em medicina e nao conseguiu por causa ter ido fazer o dito exame na segunda fase.
Eu acho isto estupido porque para isso toda a gente o fazia sempre que nao conseguia entrar naqilo que queria por causa das notas...
Para já achei logo uma estupidez o facto de se poderem repetir os exames de química e física e poderem-se candidatar na mesma à primeira fase.
Eu tambem o podia ter feito a química se o quizesse porque fui fazer o exame na primeira fase, mas desde logo nao achei justo para com todos os outros que nao podiam repetir os seus, para com todos os outros que ja o tinham feito nos outros anos...
E nao me venham com essas desculpas de que eram programas novos e tal, porque nao foram só estas duas disciplinas a terem programas novos, biologia, geologia, história...e muitas mais disciplinas tambem tiveram programas novos e nao foi por isso que tiveram autorizaçao para serem repetidos...E pelo que sei as notas tambem nao foram muito boas...
E tambem há aquelas desculpas de que os exames tinham erros e tal, mas as notas que se tiraram nos exames destas duas disciplinas foram simplesmente o reflexo do que se tinha vindo a passar durante o ano lectivo... Desde o ínicio do ano que o pessoal da minha turma que tinha física se andava a queixar que tinham más notas nesta disciplina, desde o ínicio do ano que o meu professor de química dizia que nunca tinha tido um ano assim com os alunos a tiararem tao más notas, que nós nao iamos conseguir fazer os exames porque nao nos andavamos a aplicar nada, e que isto nao era só lá na escola, que ele falava com professores do resto do país e era o mesmo... E agora vêm-me dizer que a culpa foi dos exames nacionais?
Para isso o que se havia de dizer sobre uma colega minha de humanidades que foi fazer o exame de história (novo progarma) com 16 e teve 5! Eu tive a assistir a uma professora e ela a verem, de acordo com os critérios de avaliaçao se dava para lhe aumentar a nota se fosse pedida uma re-avaliação e ps critérios eram de tal modo lixados que nao dava, era do género que nem a professora tinha sido capaz de tirar boa nota caso tivesse resolvido o exame...
Mas nao, só física e química é que existem...só essas duas disciplinas é que existem... só o o agupamento1 é que existe!
Eu contra mim falo porque tambem fui desse agrupamento, mas as verdades têm de ser ditas!
O mal disto tudo na educação é que quando um aluno tira más notas a culpa é sempre dos professores, do programa, dos exames que sao muito dificeis ou que têm erros (eu fiz desses dos quais haviam pessoas a dizer que tinham erros e nao encontrei nenhum), dos correctores, dos critérios de avaliaçao, do(o) ministro(a) da educaçao, mas nunca é do aluno que nao se esforçou ou que se podia ter esforçado mais...nao senhor... Eu estou a falar dos alunos mas nao sao só eles que dao estas desculpas os pais tambem...
É por essas e por outras, por a culpa nunca ser nossa e ser sempre dos outros que estamos como estamos, nunca somos capazes de admitir que erramos ou que podiamos termo-nos esforçado mais...
Os culpados disto tudo nao sao só os alunos, os pais tambem ajudam e bem para este descargo de responsabilidades... E isso vê-se bem agora com esta polémica toda das aulas de substituição, em que são os proprios professores a incentivarem os alunos a revoltarem-se contra isto, porque nao querem ter trabalho, e os pais apoam, está claro... Estão é muito mal habituados, tomariamos muitos de nós termos tido essas aulas no 12º para vermos se conseguiamos cumprir o progarama todo e perceber, não dar toda aquela matéria toda a correr... Felizmente a minha escola sempre funcionou assim, um professor faltava havia sempre o que fazer ou trabalho que os próprios prof's deixavam, ou estudar, nunca tinhamos "feriado" ou como é lá isso que lhe chamam... E quando era preciso dar uma aula extra lá estávamos, fazia-nos muito geito aqula hora para fazer outras coisas é claro mas aos professores tambem, se eles estavam lá nao era por eles, eles ja têm os seus cursinhos tirados e aquela hora também lhes dava geito para fazerem outras coisas, mas eles sacrificavam-se por nós...
E os alunos que se continuem a queixar destas aulas e tal... que quando chegarem ao final do ano e tiverem os exames nacionais e nao tiverem dado a matéria toda quero ver... isto para nao falar daqueles que pretendem entrar na universidade, depois vêm para que é que servem aquelas horas livres no horário...para lauriar a queijola é que não são...são para ter aulas extra e estudar...
Um conselho, que nao ésó para os alunos, parem de por as culpas nos outros e de se queixarem do trabalho a mais que têm pois pior era se nao tivessem nenhum...

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu vi a Verónica,o Rafael e a Barbára na FOTO!!! :@ COPIÕES isso não se faz... Tendes de ser mais subtis. :D

Anónimo disse...

lol.. mt escreves tu:P

Anónimo disse...

ah tanokas...kuase k yns razau nixu...xo discordo mais ou menos ai no inicio...mas prontu...bem...a noxa escolinha é k é u maximo..n é?!hehe...