quarta-feira, abril 23, 2008

Dia do escutismo



Para além de ser o dia mundial do livro, hoje também é o dia do escutismo.
Apesar do pouco tempo que pertenci aos escuteiros, mais propriamente ao agrupamente 1143 de Oiã, gostei muito. O contacto com a natureza.
Apesar do que muitos dizem, o escutismo é uma boa escola da vida.
Este post é dedicado a todos os que são ou já foram escuteiros.
"SEMPRE ALERTA!"
Oração do escuta:

"Senhor Jesus,
Ensinai-me a ser generoso,
A servir-vos como Vós o mereceis.
A dar-me sem medida,
A combater sem cuidar das feridas,
A trabalhar sem procurar descanso.
A gastar-me sem esperar outra recompensa,
Senão saber que faço a Vossa vontade Santa,
Ámen.


Apesar de ter saído há quatro anos, "uma vez escuteira, escuteira para sempe!"

Lágrimas Coloridas


Com aqui referi abaixo, hoje acabei de ler um livro. Chama-se "Lágrimas Coloridas", de Ana Macedo.
Este livro conta a história de Luís. O Luís é um rapaz de 17/18 anos, que para além de viver sozinho em Gaia pois os pais há muito que imigraram para o Brasil, tem agora que lidar com o assassinato da sua namorada Inês, que fora morta por um traficante de droga. A sua morte deixa-o num estado de profunda depressão, o que é piorado devido aos estranhos telefonemas anónimos que tem vindo a receber desde a morte da namorada. Esta é uma história que, apesar do seu carácter bastante juvenil, mostra a importância da verdadeira amizade nos piores momentos da nossa vida, apesar do que se possa fazer para a afasatar, e de saber procurar ajuda quando mais se precisa dela.
A autora é um exemplo a seguir, pois começou a escrever este livro apenas com 14 anos, e apesar da sua idade, escreveu uma história bastante forte, como qualquer outra que fala sobre o mundo da droga, de uma maneira muito simples.
Contra capa do livro:
"Luís é obrigado a suportar a solidão e a trsiteza que o amor lhe proporcionou...
É neste cenário que toda a maravilhosa trama nos mostra a força e o dinamismo da juventude que vence a qualquer custo as barreiras da vida. O mistério faz parte do seu dia-a-dia e não a ajuda a esquecer, mas sim a recordar. Por caminhos desconhecidos procura algo que não quer sentir...
A obra envolve-se de magia quando a tristeza é inundada por lágrimas que ganham cor e constituem o espetacular arco-íris."
Uma história onde nem tudo é o que parece.
Uma leitura suave, bastante soft para quem gosta de livros pequenos.

Dia do livro


Como algumas pessoas sabem, hoje foi o dia mundial do livro.
O dia mundial do livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactemente a 23 de Abril.
E não há nada melhor para celebrar este dia do que ler um livro, ou melhor acabar de ler um livro de manhã,enquanto se faz hora para a aula,e à tarde, ao regressar a casa comprar outro. Foi o que eu Fiz. Hoje acabei de ler o livro "Lágrimas Coloridas" de Ana Macedo e comprei um livro que já andava a namorar desde que soubera do seu lançamento, "Visto da Lua", Alice Sebold, a mesma autora do outro livro que falei aqui há poucos dias atrás, "Visto do Céu", que, apesar da semelhança no nome, as histórias não estão relacionadas uma com a outra.
É de louvar ainda a iniciativa da Bertrand, que tendo como exemplo a tradição catalã, decidiu oferecer hoje uma rosa vermelha a quem comprasse um livro. Como é óbvio eu também recebi a minha.

segunda-feira, abril 21, 2008

Enterro 2008


Aqui fica o cartaz do Enterro deste ano.

sábado, abril 12, 2008

Visto do Céu - The Lovely Bones


Este foi o último livro que li, acabei de o ler pela quarta ou quinta vez ontem. É um livro muito lindo mesmo. Aconselho-o a toda a gente. É um livro que nos deixa muito a pensar sobre o que há para lá da morte. Mostra-nos o que uma morte pode fazer a uma família.
Alice Sebold, a autora, tem uam escrita muito boa e muito fluente e embora os saltos no tempo e no espaço que a narradora dá ao longo do livro nunca chega a ser sequer confuso.
Este é o segundo livro da autora que já escreveu mais dois para além deste, Sorte que conta a sua própria história, sobre a violação que sofreu e o que ela acabou por desncadear, livro que também já li e que talvez um dia fale aqui sobre ele, e Visto da Lua, que foi editado em Portugal já este ano e que eu ainda nao vi à venda, mas que estou ansiosa por ler.
Aproveito também para dizer que já estao a passar o livro para o cinema. :)
Abaixo está o resumo do livro.
"Susie Salmon tem o olhar vivo e inquieto dos seus catorze anos. Observa o desenrolar da vida: os colegas da escola, a família, o lento passar dos meses e das estações. Está tudo muito calmo, tudo parece muito acolhedor. Um único pormenor desmente tanta placidez: é que, de facto, Susie já morreu. Estranhamente, o céu parece-se muito com o recreio da escola, nem sequer faltam os baloiços. A pouco e pouco, Susie compreende que é o centro das atenções: os colegas comentam os rumores sobre o seu desaparecimento, a família ainda não acredita que ela poderá ser encontrada, o assassino tenta esconder as pistas do seu crime..."

sexta-feira, abril 11, 2008

Livros...


Como a maioria das pessoas que me conhecem sabem, eu sou uma apaixonada por livros, adoro ler.
Ler é a minha perdição. Quando leio esqueço-me de tudo o que me rodeia, abstraio-me do mundo e entro num mundo paralelo. Entro no mundo daquelas personagens, sinto o mesmo que a personagem. É mágico.
Quando leio esqueço-me de todos os meus problemas todos. Sou só eu, o livro, aquelas personagens e aqueles lugares.
Quando se lê com atenção, quando não se olha só para a história e se analisam todos os promenores podemos tirar grandes conclusões, podemos aprender com eles. Por muito fantasiosos que possam parecer, podemos sempre tirar grandes lições.
Aconselho a todos a que peguem um livro, se apaixonem por ele, que sintam as personagens, que vivam os seus sentimentos, assim como os seus criadores viveram essas personagens.